É com muito orgulho que tivemos o prazer de realizar nossa segunda edição do Cine Clube do Coletivo Digital na sexta-feira, dia 21/03! O Cine Clube é um evento mensal, realizado na terceira sexta-feira do mês, no espaço do Coletivo Digital e aberto ao público geral de forma gratuita! Procuramos trazer filmes ligados à cultura digital com a ideia de promover um diálogo no final de todas as sessões e gerar um debate saudável sobre o tema central do filme apresentado, fazendo ponte sobre a nossa realidade e o que foi exibido. O próximo filme que será apresentado será “Her” no dia 25/04.
Desta vez o filme escolhido foi “Snowden” de 2016, que conta a história de Edward Snowden, um ex-administrador da CIA e ex-funcionário da NSA que se indignou com a forma com que o governo americano tratava da privacidade das pessoas fazendo uso praticamente de um serviço de espionagem em rede global, coletando dados de todos e utilizando-os a seu critério. Então em junho de 2013, em uma entrevista dada por Snowden e publicada no The Guardian e no Washington Post, o mundo todo soube como nossas vidas estão vulneráveis e nas mãos de governos estrangeiros.

A principal problemática do filme gira em torno da segurança digital, que nos é prometida mas não é cumprida. Na época em que Edward Snowden divulgou para o mundo todo que nós estávamos sendo vigiados, que nossos dados, senhas, segredos e vidas poderiam ser acessados sem a nossa permissão, houve uma grande onda de indignação ao redor do globo. Acreditava-se até então que essa ideia de que as grandes empresas ou os chamados “hackers” nos vigiavam era apenas especulação, pura teoria da conspiração, mas quando foi revelado que essa teoria saiu do mundo da ficção para a realidade, as pessoas entraram em desespero. Mas será que esse senso de urgência em torno da segurança digital ainda é um tópico discutido atualmente, mais de 10 anos depois da informação divulgada pelo Snowden?

Acreditamos que a internet deveria ser um lugar que as pessoas se sintam confortáveis e seguras, e pra que isso ocorra é preciso haver transparência da parte das grandes empresas, que lidam com os dados de milhares de pessoas, de forma clara! Nós, enquanto usuários e principais alvos dessas empresas, deveríamos ter uma posição mais crítica em relação à maneira como as nossas informações pessoais são tratadas; mas o cenário atual é de pessoas que parecem que nem ligam mais para essas pautas. Há uma grande mudança de pensamento do povo que se indignou em junho de 2013 para as pessoas hoje em dia que nem conversam mais sobre segurança digital.
É preciso trazer essa pauta novamente às mídias! Desenvolver um senso crítico ao redor disso é extremamente necessário, e ter eventos que discutam isso é de extrema importância. Pensando nisso, a cryptorave aparece como um evento sem vínculo com nenhuma big tech, oferecendo diversas atividades sobre segurança, privacidade e liberdade na rede. O evento vai ocorrer nos dias 16 e 17 de maio! Será uma madrugada de troca e aprendizados super ricos e interessantes para que a nossa experiência online possa se tornar mais segura e livre. Se você se interessou sobre, fica o convite para visitar o site da cryptorave; sua colaboração é de extrema importância para que a edição deste ano ocorra!

Não fique de fora desse movimento! Se mobilize e procure eventos e causas que estejam preocupados com o seu bem estar digital! Privacidade aos fracos e transparência total para os poderosos!!